A Escolha de Marta e Maria (Lucas 10: 38- 42)

No evangelho de Lucas, a partir do capítulo 9, Lucas descreve a última viagem de Jesus a Jerusalém, local onde ele iria se entregar por nós. Esta viagem teve inicio na Galiléia, e após esta, Jesus vinha percorrendo várias outras, realizando curas, pregando o Evangelho, chamando e enviando discípulos para que estes pudessem continuar o seu ministério na terra.

Durante essa longa caminhada da Galiléia pra Jerusalém, Jesus passa por uma pequena cidade, chamada Betânia, que fica na Judéia. Em Betânia morava uma família de três irmãos (Maria, Marta e Lázaro) e Jesus passando por ela resolve faze-lós uma visita.

No Evangelho de João, Cap. 11; v. 5, diz que Jesus era amigo e que amava essa família, pois eles desfrutavam de uma íntima comunhão com Jesus, além de terem uma verdadeira e forte dedicação a Ele. Uma prova desse amor será a ressurreição de Lázaro, como está descrita ainda nesse mesmo capítulo.

Em Lucas 10: 38-39 diz Jesus é recebido por Marta e logo depois Maria também vem ter com Ele. No Verso 40 diz que Marta andava distraída em muitos serviços, então, logo após receber Jesus, continuou a fazer o que fazia antes Dele chegar. Já Maria, sua irmã, parou tudo o que fazia e se assentou aos pés de Jesus para ouvir a sua palavra.

Como podemos ver, as duas irmãs tinham valores e maneiras diferentes de ver a vida. Maria, mais prática, se preocupou em preparar uma boa refeição e em arrumar a casa. Enquanto Maria, mais reflexiva, estava mais interessada em ouvir Jesus, aproveitar a oportunidade que ela tinha de estar pertinho Dele e de aprender mais dos seus ensinamentos.

Marta reclamou da atitude de Maria, colocando Jesus como mediador entre as duas, perguntando-lhe: Senhor, não te importa que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois que me ajude. (Lc. 10: 40)

E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta! Andas inquieta e preocupas com muitas coisas. Entretanto pouco é necessário; Maria, pois escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. (Lc. 10: 41-42)

A resposta de Jesus à reclamação de Marta mostrou que mais importante do simplesmente fazer as coisas é executa-lás da maneira correta, com a motivação certa. Quando Jesus diz que Maria escolheu a melhor parte ele deixa claro que o desejo de ficar ao lado Dele e ouvir a sua palavra devem ter prioridade até mesmo sobre o serviço que fazemos para Ele com a maior dedicação.

Não se sabe o que Jesus estava falando para Maria, mas de acordo com o contexto, essa conversa foi registrada logo após os versos 25 a 37, e podemos então ter uma idéia do conteúdo da conversa. Na conversa anterior, com o interprete da lei (v. 25), Jesus deixou duas ordens claras:

          1. No verso 27, a grande ordem de Jesus foi a prática do amor que nos une a Deus e nos une ao próximo. É o amor que revela o sentido da vida e nos faz realizar com gosto e alegria, tudo aquilo que deve ser feito no momento

         2. No verso 37, a ordem de procedermos de maneira igual a do bom samaritano. Mas afinal, o que fez esse bom samaritano?

A Parábola conta de um homem que descia de Jerusalém para Jericó e que caiu nas mãos de salteadores (ladrões), estes tiraram do homem tudo o que ele tinha, o espancaram, e o deixaram quase morto. Ocasionalmente, desciam pelo mesmo caminho um sacerdote e um levita e vendo aquele homem caído desconfiaram que ele fosse um judeu, e por preconceito ambos o ignoraram e foram embora.

Em seguida veio pelo mesmo caminho um samaritano que ao ver o homem naquele estado moveu-se de íntima compaixão e repartiu com ele não apenas seu coração, mas também seu tempo e tudo quanto ele tinha. Com isso ele demonstrou um amor pratico e não apenas conceitual, e nós devemos agir da mesma maneira. Se professamos que amamos a Deus, devemos provar demonstrando amor ao próximo.

Esse episódio nos traz uma lição de grande valor prático. Jesus fez um contraste entre as prioridades das duas irmãs. A prioridade de Maria era ouvir e aprender com Jesus, enquanto a prioridade de Marta era entregar-se ao serviço, ainda que pra Ele.

Apenas a título de curiosidade o nome Marta significa “amargor”. Diante disso, vale a pena perguntar: de que vale fazer tudo, mas agir com amargor?

Embora o serviço ativo e prático do crente para Deus seja primordial e bom, nossa tarefa primeira e mais importante é o amor e a devoção que se expressam na adoração e em orações tranqüilas, em comunhão com o Senhor.

As vezes estamos tão ocupados na obra do Senhor, na freqüência aos cultos da igreja, na execução das boas obras, que nos esquecemos da comunhão espiritual com nosso Salvador.

Nesse caso, é necessário fazermos igual Maria fez. Pararmos por um momento e ouvir mais de Deus, dos seus ensinamentos, buscando uma maior comunhão com Ele, para que quando praticarmos a obra Dele, praticarmos da maneira certa, com alegria e com amor, como ele Ele quer que façamos.

Deus olha primeiramente nosso coração, se temos feito nossas obras decorrentes de alegria, amor e querendo sempre agrada-ló, ou se fazemos por obrigação ou com reclamação.

Você já pensou nisso? Qual tem sido a sua prática? É algo serio, não é mesmo? Temos que nos avaliar constantemente!

 Por Nayara Ferreira

About these ads

5 Respostas to “A Escolha de Marta e Maria (Lucas 10: 38- 42)”

  1. izaias Says:

    uma benção!!!

    Deus continue abençoando!!!

  2. ejane ferreira texeira Says:

    Graça e Paz. Recebi essa palavra hoje. E me colocou a refletir, sobre o que tenho feito do meu tempo. O tempo que Deus me deu. Tenho escolhido mais as coisas terrrenas em vez das coisas do céu, e uma vez envolvida com as coisas seculares a tendencia é deixar Deus e o estudo e meditação de sua palavra em segundo plano, consequente serei uma pessoa atarefada, afastada de Deus e infeliz. Chega!! Não quero isso para mim. Quero viver cada palavra desse versiculo: MAs buscai em primeiro as coisas de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhe serão acrescentadas. Mateus 6:33. Entendi Senhor. Obrigada. Deus abençoe este Ministério

  3. DIRLNE DE SOUZA TEIXEIRA Says:

    QUE DEUS CONTINUE USANDO SUA VIDA DE MANEIRA GRANDIOSA,PRECISAVA DE ALGO PARA UMA PREGAÇAO E PUDE ENCONTRAR ATRAVES DESTE ENSINO MARAVILHOSO GLORIA DEUS!!!!!!

  4. joão Batista cardoso Says:

    o interessante é que marta estava preocupada com os afazeres e pergunta a Jesus:”Senhor,não te importas que minha irmã mim deixe servir só? vc sabia que tem muita gente que deixa ser levado pelos afazeres da vida,e esquesse
    de dar prioridade ao reino de Deus? diz a palavra de Deus que devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça.será se o reino de Deus estar tendo prioridade em nós? ou estamos sendo sufocado com as coisas desta vida?. Que JESUS continue abençoando a todos.Amem


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: